Como na Idade Média

Algumas clareiras glabras nos braços peludos de Milton Hoffmann saltam aos olhos, assim como a mancha perene de sujeira na calça jeans, na altura da coxa. Cuteleiro, ele testa o gume de suas facas na própria carne. Se estiverem afiadas no ponto, são capazes de depilar os braços como gilete. Depois de amolar uma lâmina, Hoffmann costuma limpá-la na calça, para desgosto de sua mulher.

Ele é alto, tem cabelos grisalhos e fala suave. Há dez anos é cuteleiro, o ofício de fabricar instrumentos de corte, sejam punhais, espadas, adagas, cimitarras, gládios, canivetes ou tesouras. A vocação se manifestou cedo. Quando saía para pescar com o avô, deixava escapar os peixes, distraído que estava com as facas. Aos 8 anos, se apoderou do tubo de alumínio da antena de uma velha televisão, achatou-o a marteladas e transformou-o em lâmina. Com um cabo improvisado com papel higiênico e farinha de trigo, estava pronto o seu primeiro objeto cortante.

Hoffmann é um senhor respeitável que se formou em engenharia florestal e trabalha no Superior Tribunal de Justiça. Mas a queda para o corte não arrefeceu. Ele fez da cutelaria um hobby– ou um segundo emprego, como prefere –, ao qual dedica mais de duas horas por dia. Montou no quintal de sua casa,  em Brasília, uma oficina para fazer lâminas. Ali, fabrica doze facas por ano, cuja venda lhe garante uma renda adicional de 15 mil reais.

Seu equipamento se resume a uma bigorna amarrada a um toco de madeira, uma fornalha e um martelete. Não fosse pelo botijão de gás que alimenta o forno, seriam os mesmos meios de que dispunham os ferreiros da Idade Média. Para os fãs da cutelaria do século XXI, a graça consiste em fabricar lâminas seguindo técnicas seculares.

Hoffmann também é presidente da Sociedade Brasileira dos Cuteleiros, da qual foi um dos fundadores, há dez anos. Apesar de seu esforço para divulgar o artesanato e reunir apreciadores, a entidade não conseguiu amealhar mais que uma centena de associados.

CONTINUA.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: