Folha.com – Tec – App para achar mulheres serve de alerta sobre privacidade no Facebook – 09/04/2012

(…)

Era o fim de um dia agradavelmente quente –29 graus em março–, e estávamos todos bebendo coquetéis no quintal do meu amigo, que era ao mesmo tempo seu fumódromo, área para beber, videira, sala de descanso e churrasqueira. Estava curtindo o anoitecer com um grupo de seis dos meus melhores amigos, e todos pareciam interessados no que eu dizia, exceto a minha namorada, que imediatamente fez uma careta.

“Girls Around Me? De novo?”, disse, repreendendo-me. “Não mostre isso a eles.”

Ela se virou para os nossos amigos, desculpando-se.

“Ele ficou obcecado com esse aplicativo. É assustador.”

Eu gaguejei e neguei, mas era verdade. Tornara-me obcecado com o Girls Around Me, um aplicativo que destila perfeitamente muitas das mais preocupantes questões relacionadas a redes sociais, privacidade e ascensão dos smartphones em um estudo de caso perfeito que qualquer um pode entender.

É um aplicativo que pode ser interpretado de diversas maneiras. É tão inocente quanto insidioso, pode provocar tanto risadas quanto lágrimas, é tanto um brinquedinho qualquer quanto algo com potencial para ser usado como ferramenta para estupradores e “stalkers”.

E, mais do que tudo, é um alerta sobre privacidade.

A única maneira de realmente explicar o Girls Around Me para as pessoas é executá-lo e mostrar-lhes como funciona, então fiz isso. Coloquei meu iPhone sobre a mesa, na frente de todos, e abri o aplicativo.

A tela inicial provocou risadas, mas resume bem o espírito do Girls Around Me: ela mostra um radar sobre uma imagem do Google Maps, do qual se saem numerosas mulheres holográficas posando como “pole dancers” em estado de nudez.

“OK, eis como o aplicativo funciona”, comecei a explicar.

O Girls Around Me é um aplicativo comum de geolocalização baseado em mapas, similar a qualquer outro app que se propõe a alertá-lo de coisas que lhe interessam em sua vizinhança imediata: festas, baladas, promoções e negócios do tipo. Quando você o executa, a primeira coisa que ele faz é descobrir onde você está e abrir um mapa centrado em sua localização. O resto da interface é bem simples: no canto superior esquerdo, há um botão que parece uma tela de radar; no direito, há um medidor de combustível (usado para financiar o modelo “freemium” do aplicativo); no inferior esquerdo, há um botão que lhe permite especificar se você está interessado em mulheres, homens ou ambos.

É quando você aperta o botão de radar que o Girls Around Me faz o que promete. Quando o pressionei, o aplicativo imediatamente entrou no modo de radar, e, após alguns poucos segundos, o mapa da nossa região estava cheio de imagens de garotas que estavam na vizinhança. Como eu mostrava o app em uma noite de sábado, havia dezenas de meninas saindo na nossa região.

CONTINUA.

Leave a Reply

